DIÁRIO DE UM BANANA - Análise de livro: atividade em grupos (já serão os grupos que irão trabalhar com a criação do personagem nas próximas aulas). Cada grupo recebe um exemplar de um volume diferente da coleção para analisar. Perguntas no quadro para o grupo responder por escrito:
ANÁLISE DE LIVRO
1. Qual é o título do livro?
2. Qual é o autor do livro?
3. Qual é o nome do personagem principal?
4. Qual é o nome do melhor amigo do personagem principal?
5. Como é dividido o livro? Dia, mês, ano?
6. O livro é só escrito?
· DIÁRIO DE UM BANANA e O DIÁRIO DE ANNE FRANK – Análise de gênero: atividade em grupos (já serão os grupos que irão trabalhar com a criação do personagem nas próximas aulas). Tarefa de aproximação dos livros em busca de um formato estrutural para o gênero. No quadro:
DIÁRIO DE UM BANANA e O DIÁRIO DE ANNE FRANK
1. Os dois livros são em forma de diário. De que forma cada um dos livros é dividido? Como o tempo é marcado?
2. O autor (quem escreve o livro) e o personagem principal dos livros são a mesma pessoa?
3. Os livros iniciam cada dia escrevendo “Querido Diário” ou algo parecido?
4. Como é finalizado cada dia destes diários?
Retomar a listagem feita no primeiro dia de aula a partir das respostas dos alunos sobre o gênero estudado e acrescentar as novidades que foram descobertas!
DIÁRIO – o que já sabemos
(listagem feita no primeiro dia de aula a partir das respostas dos alunos)
- O diário serve para escrever um desabafo;
- No diários escrevemos nossos segredos;
- O diário não é escrito para ser lido por outras pessoas;
- No diário escrevermos coisas boas e ruins.
DIÁRIO – o que descobrimos
- Ele pode ser virar livro e ser lido por muitas pessoas;
- Um diário pode ser inventado, com um personagem criado;
- Todos os diários tem um formato mais ou menos parecido.