Diário de um banana


     DIÁRIO DE UM BANANA - Análise de livro: atividade em grupos (já serão os grupos que irão trabalhar com a criação do personagem nas próximas aulas). Cada grupo recebe um exemplar de um volume diferente da coleção para analisar. Perguntas no quadro para o grupo responder por escrito:

              ANÁLISE DE LIVRO
1.     Qual é o título do livro?
2.     Qual é o autor do livro?
3.     Qual é o nome do personagem principal?
4.     Qual é o nome do melhor amigo do personagem principal?
5.     Como é dividido o livro? Dia, mês, ano?
6.     O livro é só escrito?


·       DIÁRIO DE UM BANANA e O DIÁRIO DE ANNE FRANK – Análise de gênero: atividade em grupos (já serão os grupos que irão trabalhar com a criação do personagem nas próximas aulas). Tarefa de aproximação dos livros em busca de um formato estrutural para o gênero. No quadro:

               DIÁRIO DE UM BANANA  e O DIÁRIO DE ANNE FRANK
1.     Os dois livros são em forma de diário. De que forma cada um dos livros é dividido? Como o tempo é marcado?
2.     O autor (quem escreve o livro) e o personagem principal dos livros são a mesma pessoa?
3.     Os livros iniciam cada dia escrevendo “Querido Diário” ou algo parecido?
4.     Como é finalizado cada dia destes diários?

           
Retomar a listagem feita no primeiro dia de aula a partir das respostas dos alunos sobre o gênero estudado e acrescentar as novidades que foram descobertas!


               DIÁRIO – o que já sabemos
(listagem feita no primeiro dia de aula a partir das respostas dos alunos)
  • O diário serve para escrever um desabafo;
  • No diários escrevemos nossos segredos;
  • O diário não é escrito para ser lido por outras pessoas;
  • No diário escrevermos coisas boas e ruins.

    
            DIÁRIO – o que descobrimos
  • Ele pode ser virar livro e ser lido por muitas pessoas;
  • Um diário pode ser inventado, com um personagem criado;
  • Todos os diários tem um formato mais ou menos parecido.