O Diário de Anne Frank
(texto da contracapa do livro)
Tarefa de leitura:
1. Lê silenciosamente o texto, troca informações com teu colega e responde:
a.) Tu achas que a vida de Anne era uma vida comum? Porquê?
b.) O que sabes sobre a Segunda Guerra Mundial? Quem eram os nazistas?
c.) Escolhe pelo menos três palavras do texto que não conheças. Busca definição no dicionário e registra.
d.) O que tu esperas encontrar nas páginas do Diário de Anne Frank?
e.) Porque o diário de Anne se transformou em um “precioso documento”? Para que serve um documento?
f.) Será que Anne queria que seu diário fosse lido por outras pessoas? O que fez com que ele se tornasse “um dos livros mais lidos do mundo”?
Tarefa de leitura: Lê silenciosamente o texto buscando conhecer mais sobre a vida de Anne Frank. Qual informação mais te surpreendeu? Porquê?
Tarefa de estudo dos verbos: Relê o texto e faz o que se pede.
a.) Este é um texto biográfico, que conta a vida de uma pessoa. Quais são os dois verbos que indicam o início e o fim da vida de Anne Frank?
b.) O verbo viver e o verbo sair, retirados do texto, já estão no infinitivo. Indique o infinitivo dos verbos abaixo:
nasceu - _____________________ decidem - _______________________
possuía - _____________________ morreu - ________________________
DESAFIO! Tenta contar todos os verbos do texto. Quantos são? __________
Assistir filme The diary of Anne Frank (2009): Assistir parte selecionada (primeiros 24 min.) com propósito de envolver os alunos com o tema do projeto; ampliar conhecimentos e visão cultural dos alunos; retomar pesquisa entregue pelos alunos para que possam complementar com novas informações e percepções.